Hoje o "Pare e Leia!" foi diferente. Os textos foram os mesmos para cada ciclo e a leitura pode ser individual, em grupo, em voz alta ou silenciosamente. Desde que todos lessem.
Estes textos foram escolhidos para que todos reflitam sobre a leitura.
1. Texto para o III Ciclo
Ler devia ser proibido
Pensando a respeito,
eu acho que ler devia ser proibido.
Nada contra quem lê,
mas de certas coisas não se duvida.
E ler não é nada bom!
A leitura nos torna incapazes de suportar a realidade.
A leitura tira o homem de sua vida pacata
e o transporta a lugares nada convencionais.
Para a criança, o perigo ainda é maior
Porque ela pode crescer inconformada
com os problemas do mundo
e querer até mudá-los.
Dá pra imaginar?
E tem outra coisa:
Ler pode simular criatividade
E você não quer uma criancinha bancando o geniozinho por aí, quer?
Além disso,
a leitura pode tornar o homem mais consciente
e ia ser uma confusão se todo mundo resolvesse exigir o que merece
Nada de vagar pelos caminhos da imaginação,
simplesmente porque leu um bom livro.
Há quem diga que ler engrandece,
mas eu não conheço um caso sequer.
Quer um conselho?
Silêncio!
Ler só serve aos sonhadores
e sua vida não é uma brincadeira.
Cuidado!
Ler pode tornar as pessoas perigosamente mais humanas.
Pensando a respeito,
eu acho que ler devia ser proibido.
Nada contra quem lê,
mas de certas coisas não se duvida.
E ler não é nada bom!
A leitura nos torna incapazes de suportar a realidade.
A leitura tira o homem de sua vida pacata
e o transporta a lugares nada convencionais.
Para a criança, o perigo ainda é maior
Porque ela pode crescer inconformada
com os problemas do mundo
e querer até mudá-los.
Dá pra imaginar?
E tem outra coisa:
Ler pode simular criatividade
E você não quer uma criancinha bancando o geniozinho por aí, quer?
Além disso,
a leitura pode tornar o homem mais consciente
e ia ser uma confusão se todo mundo resolvesse exigir o que merece
Nada de vagar pelos caminhos da imaginação,
simplesmente porque leu um bom livro.
Há quem diga que ler engrandece,
mas eu não conheço um caso sequer.
Quer um conselho?
Silêncio!
Ler só serve aos sonhadores
e sua vida não é uma brincadeira.
Cuidado!
Ler pode tornar as pessoas perigosamente mais humanas.
Campanha de Incentivo à Leitura
Universidade de Salvador
(Apresentado em vídeo no you tube e transcrito)
2. Texto para o I Ciclo
Declaração dos Direitos da Criança Leitora
Artigo 1. Nós crianças não somos adultos pequenos. Nessa medida somos diferentes em nossos gestos, preferências e, certamente, em nossas leituras.
Artigo 2. Nós crianças, exigimos nos livros preferencialmente feitos para nós, imagens menos óbvias e menos bobas. Não queremos em nossos livros ilustrações supérfluas.
Parágrafo: É mentira que dos livros só as imagens nos interessam.
Artigo 3. Nós crianças consideramos que os bons somente bons e os maus somente maus só existem na cabeça dos escritores adultos.
Artigo 4. Nós crianças pensamos que as lições de moral e os finais felizes são os finais mais chatos e menos emocionantes.
Artigo 5. Nós crianças lemos com todo nosso corpo, não só com nossos olhos. Por isso consideramos um desrespeito a nossa intimidade sermos obrigados a ler sentados ou em pé.
Artigo 6. A nós crianças encanta-nos a ação e o movimento. Gostamos do que salta e pula, e do que sonha e brilha. Se tem um livro que nos atrai é aquele que pode fazer parte de nossas brincadeiras.
Parágrafo: Somos fantásticos, mas por excesso de realismo.
Artigo 6. Nós crianças temos o direito de começar e abandonar a leitura de um livro, por e em qualquer parte.
Artigo 7. Nós crianças gostamos do terror, dos monstros e das sombras, amamos o insignificante e o inútil. Não cansamos com facilidade, nem temos sono às primeiras horas da noite. Adoramos uma história antes de dormir.
Artigo 8. Nós crianças lemos de muitas maneiras e vários tipo de livros. A televisão, por exemplo, é um desses. Nós crianças somos multileitores e tal qualidade deve ser respeitada pelos adultos.
Artigo 9. Nós crianças gostamos de encontrar nos livros que lemos palavras raras, desconhecidas, sonoras, misteriosas. Não somos retardados ou incapazes de entender a nossa língua.
Artigo 10. As crianças, como a grande literatura tem mostrado, são alegres, desafiadoras, envolventes, mesmo que os adultos neguem.
Artigo 11. Não há temas para crianças. A fantasia e a imaginação não têm limites.
Artigo 12. Nós crianças lemos, e lemos muito, de tudo, e somos felizes por fazermos a diferença.
Artigo 13. A nós crianças não deve ser permitido abandonar a infância e os livros.
Artigo 1. Nós crianças não somos adultos pequenos. Nessa medida somos diferentes em nossos gestos, preferências e, certamente, em nossas leituras.
Artigo 2. Nós crianças, exigimos nos livros preferencialmente feitos para nós, imagens menos óbvias e menos bobas. Não queremos em nossos livros ilustrações supérfluas.
Parágrafo: É mentira que dos livros só as imagens nos interessam.
Artigo 3. Nós crianças consideramos que os bons somente bons e os maus somente maus só existem na cabeça dos escritores adultos.
Artigo 4. Nós crianças pensamos que as lições de moral e os finais felizes são os finais mais chatos e menos emocionantes.
Artigo 5. Nós crianças lemos com todo nosso corpo, não só com nossos olhos. Por isso consideramos um desrespeito a nossa intimidade sermos obrigados a ler sentados ou em pé.
Artigo 6. A nós crianças encanta-nos a ação e o movimento. Gostamos do que salta e pula, e do que sonha e brilha. Se tem um livro que nos atrai é aquele que pode fazer parte de nossas brincadeiras.
Parágrafo: Somos fantásticos, mas por excesso de realismo.
Artigo 6. Nós crianças temos o direito de começar e abandonar a leitura de um livro, por e em qualquer parte.
Artigo 7. Nós crianças gostamos do terror, dos monstros e das sombras, amamos o insignificante e o inútil. Não cansamos com facilidade, nem temos sono às primeiras horas da noite. Adoramos uma história antes de dormir.
Artigo 8. Nós crianças lemos de muitas maneiras e vários tipo de livros. A televisão, por exemplo, é um desses. Nós crianças somos multileitores e tal qualidade deve ser respeitada pelos adultos.
Artigo 9. Nós crianças gostamos de encontrar nos livros que lemos palavras raras, desconhecidas, sonoras, misteriosas. Não somos retardados ou incapazes de entender a nossa língua.
Artigo 10. As crianças, como a grande literatura tem mostrado, são alegres, desafiadoras, envolventes, mesmo que os adultos neguem.
Artigo 11. Não há temas para crianças. A fantasia e a imaginação não têm limites.
Artigo 12. Nós crianças lemos, e lemos muito, de tudo, e somos felizes por fazermos a diferença.
Artigo 13. A nós crianças não deve ser permitido abandonar a infância e os livros.
(Texto adaptado: Declaração dos Direitos da Criança Leitora (e algumas disposições sobre as crianças e a literatura) da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil/1998)
3. Texto para o II Ciclo
LEIA!
“Ler é o melhor remédio.
Leia o jornal
Leia o outdoor
Leia os letreiros da estação de trem
Leia os preços do supermercado
Leia alguém!
Ler é a maior comédia.
Leia etiquetas jeans
Ler é a maior comédia.
Leia etiquetas jeans
Leia histórias em quadrinhos
Leia a continha do bar
Leia a bula de remédio
Leia a página do ano passado
Perdida no canto da pia
Enrolando chuchus.
Leia a vida…
Leia os olhos,
Leia a vida…
Leia os olhos,
leia as mãos
Os lábios e os desejos das pessoas.
Leia a interação
Leia a interação
Que ocorre ou não
Entre física, geografia,
miséria e chateação.
Leia livrinhos de santos
Leia orações para as almas
Leia carteira de motorista
Leia receita de torta
Leia os muros pichados
Leia o papel do Nescau
Leia o discurso do político
Leia a Branca de Neve
Leia o catálogo telefônico
O bilhete que entregaram no ônibus
A conta de luz
O filme que passou
O manual do contribuinte.
Leia as impossibilidades.
Leia ainda mais as esperanças.
Leia o que lhe der na telha
Mas leia
Mas leia
E as ideias virão.”
(Texto adaptado do original de Francirene Gripp de Oliveira, Vinte Lições)
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