segunda-feira, 17 de maio de 2010

SEMANA DO LIVRO E DA LEITURA 2010

Todo ano, de 19 a 28 de abril a Biblioteca Erico Verissimo desenvolve atividades específicas alusivas à Semana do Livro e da Leitura. Em 2010, aconteceram as contações de história, o Pare e Leia especial nos três tunos e o tradicional Chá Literário, envolvendo um tema da literatura brasileira com os professores da Escola nos três turnos. Neste ano a atividade foi com o livro recém lançado no mercado "Dez casas e um poste que Pedro fez", história e ilustração de Hermes Bernardi Jr.
.
.
Após a apresenatção do livro, a tarefa para cada professor foi: escrever uma cantiga, poema ou brincadeira que conheceu na infância. Depois, recortar o texto em quatro partes e colocar numa caixa na qual foram embaralhados os versos. Na terceira etapa, retirar aleatoriamente da caixa quatro partes de texto e montar uma nova cantiga com adaptações. Finalmente cada professor leu para o coletivo sua nova cantiga, poema ou brincadeira. A técnica foi semelhante à usada por Hermes Bernardi nesse livro de construção, descontrução e reconstrução.

Confira algumas produções dos professores:

A. No turno da Manhã

Uma vez tindô Lelê admirou-se do berro, do berro... Mas se desse, Lelê, eu salvava a Cristina lá do fundo do mar... só que não deu porque o gato morreu!

Quem quiser saber meu nome, dê a volta no jardim porque ele está na folha do jasmim. O jardim fica nessa rua que se chama, que se chama solidão. Dentro dele mora uma flor que roubou teu coração.

Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão. Menininha quando dorme, atira um limão verde no bicho papão!

Um ovo podre enfeitiçou a rosa assim, bem assim, bem assim para o meu amor passar, mas o cravo saiu ferido e fedido!

Lá de trás daquele morro, passa boi, passa boiada. Que movimento! Se isso não são maravilhas, são estrelinhas do céu.

Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu não teria medo de passsar, pois o cravo brigou com a rosa só por causa da Cristina que não soube remar!

Põe a mão no coração ó meu pé de jacarandá! Um bom sono prá você e outra vez tindô lá lá!

Ciranda, cirandinha, para o meu amor passar. Terezinha de jesus de uma queda foi ao chão. Acudiram três cavalheiros, todos de chapéu na mão. O 1º, foi seu pai, o 2º, seu irmão, o 3º foi aquele que ainda não passou...

A menina quando dorme e não tem alegre despertar, não morreu reu reu! Dona Chica pega essa ciança já!

esse amor é sangrento porque a rosa é despedaçada e o anel que tu me deste era vidro e se quebou. Nosso rei, de pena, mandou pedir uma história melhor...

Oh, querida menina, pense no que vós quereis: põe a mão no coração e pega todo o amor que se esparrama pelo chão.

Atirei o pau no gato, mas o gato ficou no seu belo castelo! Dona Chica admirou-se do berro que o gato deu: rárárá...

Vivia alegre a cantar até que o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou!

Pombinha branca o que estás fazendo? Lavando roupa pro casamento! Mas tá na hora de dormir! Boi, boi, boi da cara preta...

A linda rosa juvenil vivia no tangolomango. Passa um, passam dois e o último pergunta: Quer banana? Não! Quer abacaxi, ou quer que dê na mão?

Caranguejo não é peixe na enchente da maré. A canoa virou e por deixá-la virar caiu no chão e a menina ficou assustada com a mão no coração.

B. No turno da Tarde

Fui beber água e não achei.. Quer que eu conte outra vez? O fogo queimou o gato xadrez.

Mata tira tirarei, o que vós quereis, se amor que tu me deste era vidro e se acabou?

Vamos todos cirandar... O 1º dorme e põe a mão no coração, O 2º, seu irmão, o 3º foi aquele que a tereza deu a mão, e o 4º? O gato comeu.

Marcha, soldado, direto para o mato. Mas, cadê o mato?

Vamos dar meia volta, volta e meia vamos dar: pra frente, pra trás Queremos que a menina, gigs um verso bem bonito e vá-se embora.Tchau!!

C. No turno da Noite

Era uma casa muito engraçada, a sua porta era camuflada, pois sua pintura era listrada. Eu não vou na sua casa pra você não ir na minha que não é listradinha, mas é de bolinha. Lá, samba Lelê tá doente, com dor de dente e quando vai ao dentista se esparrama pelo chão.

Atirei um pau no gato que pegou a minha roupa e jogou porta fora. Adeus, Mariana! Digo adeus e vou-me embora!

Acertou no padre, na freira e na menina que eu queria. Quem deixou ela virar salvará meus colegas lá do fundo do mar.

Foi por causa da... quer que te conte outra vez? Era uma vez um gato xadrez que não soube remar.

Eu sou pequenina e botei meu sapatinho. Com esta señorita eu jogava caxangá...

Muita gente de perninha grossa tem boca muito grande e papai não gosta!

Que sepa coser, que sepa bordar... Deixa o Zé Pereira ficar... Tira bota bota tira tirarei poque ele não morreu, reu, reu...

Quero uma menininha que sepa abrir la puerta para ir a jugar.

Dona Chica admirou-se da ciranda cirandinha estar com a cabeça quebrada na janela do quintal, lá em cima, a coitada!

Menina quando namora, namora, namora muito, mas três elefantes incomodam muito mais e Papai Noel deixou cirandar, namorar, namorar...

A canoa virou... Ah, se eu fosse um peixinho e soubesse nadar, eu salvava o Chico louco namorado das galinhas que pulava por cima da sacristia... Que agonia!





3 comentários:

  1. Acho maravilhoso o trabalho que vocês fazem em prol da leitura. Adoro fazer parte dessa escola e poder aprender com vocês.

    ResponderExcluir
  2. Sou encantada com o trabalho que vocês realizam, graças a ele a leitura está cada dia mais próxima de todos.
    Amo ser professora na Monte Cristo e ter a chance de aprender e fazer parcerias com vocês.

    Beijocas da professora Arlete

    ResponderExcluir
  3. É madrugada. Deitei cedinho e acordei bem antes do que esperava. Aí, vim dar uma espiada na web. Ler coisas bonitas, passear por lugares encantadores e... de repente, encontrei essa cantinho. E no cantinho, num lugar bonito, vejam o que eu encontro: um livro que fiz com todo carinho sendo multiplicado emações mais carinhosas ainda! Que bom foi perder o sono, pois encontrei uma pedacinhod e sonho. Obrigado por proporcionar às criancas um pouco de minhas escrivinhações. Adoro o trabalho que vocês fazem. Deixo aqui uma estrelinha que colhi da madrugada só pra dar pra vocês. Beijos em todos os leitores da Vila Montecristo. Quando quiaserem mais estrelinhas, visitem o livro H de Histórias e de Hermes, aqui: http://www.hermesbernardijunior.com

    ResponderExcluir